Bahia registra média de 9 desaparecidos por dia no primeiro semestre de 2023
BahiaA Bahia registrou uma média de 9,3 pessoas desaparecidas por dia no primeiro semestre de 2023. O dado é da Polícia Civil e apenas na primeira metade do ano são 1.678 pessoas com paradeiro desconhecido. O número corresponde a 51% do total de desaparecidos em 2022 no Estado, quando 3.285 pessoas sumiram.
Dentro do mesmo intervalo de tempo – entre janeiro e junho – mas trazendo o recorte para a capital baiana, são 289 registros de desaparecidos. O número também representa 51% do montante registrado em 2022, quando Salvador contabilizou 564 pessoas desaparecidas.
O levantamento da Polícia Civil foi solicitado pelo Bahia Notícias após o desaparecimento de um jovem de 19 anos ter sido registrado na última segunda-feira (14), no bairro da Pituba, em Salvador. Icaro Caique Barbosa Mandarino havia sido visto pela última vez na escola onde estuda no período da manhã, em Salvador, mas saiu do local e não tinha sido mais localizado .
Apesar disso, segundo registro da Polícia Civil, ele procurou uma equipe da Polícia Militar e informou que não estava desaparecido e disse que apenas teria ido morar com uma amiga. Ele chegou a ser levado à Delegacia de Proteção à Pessoa.
A reportagem também solicitou dados qualitativos à Polícia Civil, a exemplo de gênero e cor das pessoas, a fim de traçar um perfil dos desaparecidos na Bahia. A assessoria, no entanto, informou que “não dispõe de dados de perfil de pessoas desaparecidas”.