Anagé: Polícia apreende explosivos em garimpo sem permissão para uso de artefatos

Bahia
Anagé: Polícia apreende explosivos em garimpo sem permissão para uso de artefatos

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Dois garimpeiros, ambos com 51 anos, foram presos com diversos explosivos na zona rural de Anagé, no Sudoeste baiano. O flagrante ocorreu nesta quinta-feira (15) em uma área de mineração de esmeraldas, onde não há permissão para uso desses artefatos. Segundo a Polícia Civil, as investigações apontaram que os garimpeiros estariam acionando explosivos no local.

 

No local, os agentes encontraram 64 cartuchos de emulsão explosiva, mais de 500 metros de cordel detonante e 30 metros de estopim, 221 espoletas e 100 quilos de nitrato de amônia – fertilizante usado no preparo de explosivos. A ação foi feita por agentes da Coordenação de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras e Sequestro do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), de Vitória da Conquista.

 

“Seguimos com as investigações para identificar a origem do material apreendido e coibir possíveis desvios desses artefatos, largamente utilizados em explosões de caixas eletrônicos e cofres bancários”, disse o delegado Elvander Costa, coordenador da ação que tem apoio do Exército Brasileiro nas apurações.

 

Os presos – que vão responder por posse ilegal de arma de fogo, munições e explosivos – foram conduzidos para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista, onde permanecem à disposição da Justiça. Um deles, que atuava como “blaster” no garimpo – pessoa encarregada de organizar e conectar a distribuição e disposição dos explosivos e acessórios empregados no desmonte de rochas – estava com a permissão vencida.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia