Salvador: Prefeitura alcança marca de 372 praças entregues nos últimos dois anos
Prefeitura de Salvador alcançou nesta quinta-feira (13) a marca de 372 praças entregues na cidade, na atual gestão, com a inauguração da Praça Nilo Sampaio Magalhães no bairro Jardim Armação. Com isso, a população ganha mais um espaço para se exercitar, ter um momento de lazer com as crianças e interagir com familiares, amigos e com a vizinhança.
A entrega do equipamento foi realizada pelo prefeito Bruno Reis, em solenidade com a participação do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro; titular da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), Lázaro Jezler; do secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luciano Sandes; dentre outras autoridades municipais e lideranças locais.
“Nesses dois anos e meio, hoje é a praça de número 372 que nós estamos entregando em Salvador. Nunca se requalificou tantas praças em tão pouco tempo. Eu não estou falando de manutenção, estou falando de construção de praças novas. Vocês sabem como era esse espaço aqui antes. Quando a gente olha o antes e depois, a gente vê a transformação”, afirmou o prefeito.
Ele ressaltou que as novas praças fortalecem a cidadania. “A gente está devolvendo a cidade ao cidadão, está dando direito ao cidadão de curtir os espaços públicos, às crianças, que tão bem nos receberam, que utilizam o parquinho, para a galera da terceira idade, que usa os equipamentos de saúde e os animais, pois há o espaço PET. A gente tem essa preocupação de contemplar a todos e sem sombra de dúvidas tem a preocupação social. Uma obra dessa serve para valorizar todo o entorno e o bairro”, salientou.
O prefeito ainda destacou outras intervenções da gestão municipal na região, a exemplo da requalificação da orla de Pituaçu e a implantação da Arena Multiuso, que ficará na Boca do Rio. “Será um ginásio multiuso para 12 mil pessoas, que vai ficar ali ao lado do Centro de Convenções. Um equipamento que vai se comunicar com o Centro de Convenções, com o Parque dos Ventos e com a Arena Daniela Mercury. Um ginásio importante para nossa cidade, que carece de um equipamento dessa magnitude, e que nós vamos ter”, disse.
Benefícios – Moradora do bairro, a biomédica Julia Rabelo, 24 anos, destacou que a nova praça trouxe mais conforto e segurança para a região. “Trouxe movimento e mais iluminação, estava precisando dar essa movimentada, a rua estava muito parada. A nova praça traz mais segurança, por conta do movimento”, afirmou ela, que passeava no local.
Também moradora do bairro, a servidora pública Caroline Sampaio, 49 anos, é filha do homenageado com o nome da praça e agradeceu a honraria ao pai. “Eu agradeço primeiramente a Deus por essa homenagem ao meu homenagem ao meu pai. Que essa praça traga muita alegria e amor para todo mundo do bairro”, disse.
O presidente da Associação de Moradores e Amigos do Centro Histórico de Salvador (AMACH), Roberto Tulio, ressaltou que a Prefeitura tem levado diversas melhorias para o bairro, e que a nova praça é mais uma delas. “Quero agradecer à Prefeitura por essa praça no nosso bairro. Estaremos sempre presentes para ajudar”, afirmou.
Intervenções – Com área de 2.100 m², o local conta com parque infantil, cachorródromo, academia de saúde, academia de ginástica e um quiosque. No parque infantil, as crianças agora podem se revezar entre a Casa de Tarzan, o balanço, o escorregador e a amarelinha. Os brinquedos são cercados por eucalipto para que os pequenos tenham mais segurança.
Para as pessoas que precisam fazer exercícios mais leves, a exemplo dos idosos e de quem tem mobilidade reduzida, a academia de saúde dispõe de simulador de cavalgada, simulador de remada sentada, e um multifuncional 7 em 1. Já a academia de ginástica do local, conta com uma prancha abdominal, barra de apoio e barra paralela em eucalipto.
Tutores que costumam levar os pets para passear terão como opção de distração para os bichinhos seis simuladores de túnel e seis simuladores de paraciclos para exercícios musculares.
A praça ganhou, ainda, cinco mesas de jogos, banco modular pré-moldado, uma mesa para futmesa e outra para o pingue-pongue. O paisagismo contou com grama sintética e natural, colocadas pela Desal e pela Seman. O gramado e a iluminação em LED, sob responsabilidade da Diretoria de Iluminação Pública de Salvador (Dsip), deixaram o local ainda mais belo e agradável.
Até o final do ano, a Prefeitura espera entregar 600 praças em diferentes bairros de Salvador, devolvendo os espaços públicos para o cidadão.