Governo de Alagoas: Paulo Dantas assume novamente o governo e tenta reeleição com apoio a Lula
Paulo Dantas se afastou do cargo no dia 11 de outubro por decisão de ministra do STJ
O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou o afastamento do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB). A medida foi assinada pelos ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso. O político retorna ao cargo após ter sido afastado no dia 11 de outubro, por decisão da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz. Na época, a maioria da Corte Especial do STJ confirmou a decisão.
Paulo Dantas é investigado pela Polícia Federal por uso de funcionários fantasmas e desvios de recursos na Assembleia Legislativa de Alagoas quando era deputado estadual. O político teria chefiado um esquema que movimentou R$ 54 milhões desde 2019.
As investigações apontam ainda que Paulo Dantas continuava nomeando funcionários fantasmas e fazendo parte do esquema mesmo estando no cargo de governador. Além do político, a esposa, Marina Thereza Cintra Dantas, uma irmã e dois cunhados também estão sendo investigados.
Eleito indiretamente pela Assembleia Legislativa, Paulo Dantas assumiu o governo de Alagoas depois do afastamento de Renan Filho (MDB) para a disputa do Senado. O político concorre à reeleição com o apoio de Renan Calheiros. O adversário é Rodrigo Cunha, que é apoiado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) enxergaram a ação da Polícia Federal como uma clara tentativa de interferência no processo eleitoral. Além de Lira, Paulo Dantas também é opositor do presidente Jair Bolsonaro (PL).