Encontrados destroços de helicóptero que transportava presidente do Irã; não há sobreviventes.

Após cerca de 15 horas de buscas, foi localizado o helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, desaparecido depois de fazer um pouso de emergência, segundo o canal de TV iraniano Press TV.

Ainda segundo o veículo de notícias, não foram encontrados sobreviventes no local e o helicóptero estava completamente carbonizado.

“Os socorristas alcançaram os destroços do helicóptero. Não houve sinal de passageiros sobreviventes, após localizar o local do helicóptero acidentado”, relatou o portal Entekhab, citando o chefe do Crescente Vermelho do Irã, Pirhossein Koulivand.

A localização foi identificada por um drone turco que detectou uma fonte de calor nas imediações do local do acidente.

Além de Raisi, o helicóptero transportava mais oito pessoas, de acordo com a mídia local: o imã Al-Hashem, da mesquita de Tabriz, o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malik Rahmati, piloto, copiloto, o chefe da tripulação, o chefe da segurança e um guarda-costas.

Na tarde deste domingo, Raisi retornava de uma cerimônia de inauguração de uma barragem que contou com a presença do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev.

A comitiva do presidente iraniano contava com três helicópteros e foi afetada pelas más condições climáticas quando sobrevoava a floresta de Dizmar, localizada entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província de Azerbaijão Oriental, no noroeste do Irã.

Teerã, capital do Iran, quase 10 milhões de habitantes, cidade mais importante do País, que alcança 90 milhões de habitantes. Os iranianos eram conhecidos na antiguidade como os homens da Montanha, devido aos platôs de 1.300 metros de altitude e cadeia montanhosa ao Norte.

Dois helicópteros conseguiram chegar ao destino em segurança, transportando o ministro da Energia, Ali Mehrabian, e o ministro das Estradas e Desenvolvimento Urbano, Mehrdad Bazrpash. Porém, o helicóptero que transportava Raisi precisou fazer um pouso de emergência e desde então estava desaparecido.

Pelo menos 40 equipes de buscas foram destacadas para a região, em uma operação de extrema dificuldade por conta das más condições climáticas e das características do terreno.

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, o major-general Mohammad Bagheri, afirmou que todas as forças disponíveis do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) foram mobilizadas para encontrar o helicóptero.

A procura despertou solidariedade de vários países, entre eles a Rússia, que se colocou a disposição para auxiliar nas buscas logo após a notícia, por meio de uma mensagem da representante oficial do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova.

Informe do site Sputnik.

“O Irã é um grande produtor e exportador de petróleo e gás natural, sendo um dos membros fundadores da Opep. Atualmente o país é detentor de quase 17% das reservas de petróleo dos países integrantes dessa organização internacional, ocupando ainda a oitava posição entre os maiores produtores dessa commodity. A produção iraniana de petróleo equivale a uma fatia de 3,5% da produção global.

O setor industrial iraniano é formado por uma grande parcela de empresas estatais. Elas atuam principalmente no setor petroquímico e na produção de derivados do petróleo, como fertilizantes, além da mineração, do processamento de alimentos e da construção civil. A atividade agropecuária responde pela produção de itens como trigo, beterraba, batata, maçãs e laranjas, além de leite e aves.”

“O Irã é uma república teocrática, forma de governo na qual a religião tem papel central. No caso iraniano, essa religião é o islamismo. O sistema legal do Irã tem como base a lei islâmica, que recebe o nome de Sharia. O Líder Supremo desempenha tanto a função de chefe de Estado quanto de maior autoridade religiosa do Irã (aiatolá). O cargo é vitalício, e o seu ocupante chega ao poder mediante o apontamento feito pela Assembleia dos Peritos.

O poder Executivo é desempenhado pelo presidente, que ocupa a função de chefe de governo, e pelo seu vice. O presidente é eleito por meio do voto direto, sendo ele o responsável pela indicação dos ministros. O Parlamento do Irã, por sua vez, representa o poder Legislativo e é um órgão unicameral, composto por 290 assentos. A sede do governo iraniano fica em Teerã.” Fonte: O Expresso LEM

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Destaques