Encontrados destroços de helicóptero que transportava presidente do Irã; não há sobreviventes.
Após cerca de 15 horas de buscas, foi localizado o helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, desaparecido depois de fazer um pouso de emergência, segundo o canal de TV iraniano Press TV.
Ainda segundo o veículo de notícias, não foram encontrados sobreviventes no local e o helicóptero estava completamente carbonizado.
“Os socorristas alcançaram os destroços do helicóptero. Não houve sinal de passageiros sobreviventes, após localizar o local do helicóptero acidentado”, relatou o portal Entekhab, citando o chefe do Crescente Vermelho do Irã, Pirhossein Koulivand.
A localização foi identificada por um drone turco que detectou uma fonte de calor nas imediações do local do acidente.
Além de Raisi, o helicóptero transportava mais oito pessoas, de acordo com a mídia local: o imã Al-Hashem, da mesquita de Tabriz, o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malik Rahmati, piloto, copiloto, o chefe da tripulação, o chefe da segurança e um guarda-costas.
Na tarde deste domingo, Raisi retornava de uma cerimônia de inauguração de uma barragem que contou com a presença do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev.
A comitiva do presidente iraniano contava com três helicópteros e foi afetada pelas más condições climáticas quando sobrevoava a floresta de Dizmar, localizada entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província de Azerbaijão Oriental, no noroeste do Irã.
Teerã, capital do Iran, quase 10 milhões de habitantes, cidade mais importante do País, que alcança 90 milhões de habitantes. Os iranianos eram conhecidos na antiguidade como os homens da Montanha, devido aos platôs de 1.300 metros de altitude e cadeia montanhosa ao Norte.