Bahia:Rastreamento do Câncer de Mama chega a Santa Cruz de Cabrália
BahiaComeça nesta sexta-feira (16), no município de Santa Cruz de Cabrália, Região de Porto Seguro, o atendimento da Estratégia Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Serão atendidas mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos para a realização de exames de mamografia. O atendimento acontece em unidade móvel, equipada com mamógrafo de última geração, que ficará estacionada no Hospital Professor José Maria de Magalhães Netto, na Rua do Fórum.
A unidade móvel permanece no município até o dia 27 de agosto e o atendimento vai das 7 às 18 horas. Para serem atendidas, as interessadas devem levar um documento de identidade, o Cartão SUS e um comprovante de endereço no município. De acordo com a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no município a meta é atender a 1.458 mulheres, que estão na faixa etária de 50 a 69 anos, preconizada pelo Ministério da Saúde como a mais vulnerável para o aparecimento do câncer de mama.
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento (cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico) será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, define o Saúde sem Fronteiras como um importante diferencial na prospecção e tratamento dessa patologia em auxílio ao público feminino baiano. “Contamos com o apoio integral do governador Rui Costa, principalmente em ações complementares e necessárias para buscarmos a cura, oferecendo os exames solicitados, tratamentos especiais e o acompanhamento completo para as pacientes com mamografias inconclusivas, visando, agora, a integralidade desse atendimento. A diretriz do governo estadual é a regionalização da saúde em toda a Bahia. E estamos chegando lá”.
O Saúde sem Fronteiras, programa da Secretaria da Saúde do Estado, tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.