Salvador: Neojiba e Osba se apresentam simultaneamente pela internet
BahiaO acesso à internet é capaz de aproximar uma nação e conectar pessoas de diferentes locais unidas pelo mesmo objetivo. Foi através deste potencial tecnológico que a Rede Metropolitana de Salvador (Remessa), instituição ligada à Rede Nacional de Pesquisa (RNP), com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizou uma transmissão simultânea, nesta quarta-feira (3), entre os artistas dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) e os integrantes da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Ambos tocaram e cantaram a mesma música, liderados por diferentes regentes, porém unidos pela conexão com a internet.
O evento aconteceu simultaneamente na reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e no Parque do Queimado, primeira sede do Neojiba. A apresentação foi articulada pela Remessa, em comemoração aos dez anos em que atua na capital. De acordo com a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, a população baiana pode ir ainda mais longe quando há acesso democrático à tecnologia. “Nesta data, um dia após a comemoração do 2 de julho, consagramos outro marco histórico em nosso estado. É importante relembrar que uma década de trabalho para trazer internet de alta velocidade (entre 1 e 10Gb), possibilitando aos jovens compartilhar sua arte com o mundo, só foi possível graças à união entre os setores que promovem a inclusão”, destacou.
A coordenadora da Remessa, Claudete Alves, fez um panorama sobre o cenário da internet no estado. “Parece que foi ontem que buscamos idealizar a infraestrutura de fibra ótica em um modelo que fosse sustentável e acessível. De lá para cá, a Remessa alcançou todos os objetivos da Rede Conecta – que avalia a excelência da qualidade do serviço – pois a iniciativa aumentou a velocidade da internet local em mais de 10 vezes”, afirmou.
Para conectar a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), houve uma época em que 1Mb custava cerca de 14 mil reais, conforme afirmou o diretor da RNP, Nelson Simões, que realizou uma palestra sobre as perspectivas da rede acadêmica e internet no Brasil. Segundo ele, um novo ciclo se inicia e novas instituições devem ser contempladas com a conexão.