Bahia planeja integração logística para fortalecer economia e reduzir custos de transporte

Bahia

O secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, liderou, nesta quarta-feira (27), uma reunião de alinhamento com gestores de diversas secretarias e órgãos estaduais para discutir a integração de projetos na área de infraestrutura logística. O encontro marcou o início de uma série de iniciativas que serão conduzidas por um grupo de trabalho que está sendo criado para potencializar a conexão entre rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos. O objetivo é aumentar a eficiência no transporte de cargas e fortalecer a competitividade da economia baiana.

 

 

Entre os principais temas abordados, destacaram-se as concessões ferroviárias, como a renovação antecipada da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), incluindo a requalificação do Corredor Minas-Bahia, que é defendida pela gestão estadual, e os estudos de traçados que conectem o Corredor Logístico Fico-Fiol aos portos da Baía de Todos os Santos (BTS).

 

 

O secretário Cláudio Peixoto enfatizou o avanço no planejamento estratégico estadual, com destaque para o Plano Estratégico Ferroviário, que visa implementar um sistema de transporte multimodal capaz de dinamizar a economia e aumentar a eficiência na circulação de produtos e mercadorias. “A Bahia tem vocação para a logística e o desenvolvimento, favorecida por sua localização estratégica, as condições naturais do Complexo Portuário da Baía de Todos os Santos e seus ativos industriais, agrícolas, minerais e de transição energética”, afirmou Peixoto.

 

 

Ele também destacou o trabalho conjunto entre secretarias e órgãos estaduais, setor produtivo e Governo Federal, liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues, como essencial para viabilizar projetos estruturantes que revertam o processo atual de escoamento de parte da produção baiana por portos de outros estados.

 

 

Visão Estratégica

Durante a reunião, o assessor da Seplan, Ronald Lobato, apresentou estudos em andamento e destacou objetivos estratégicos, como o fortalecimento do desenvolvimento regional, o aprimoramento do Complexo Portuário da BTS, a integração dos modais de transporte e a redução de custos logísticos. “Como um dos maiores estados do Brasil em área e potencial econômico, a Bahia exige um planejamento estratégico robusto para assegurar uma infraestrutura logística eficiente que acompanhe o crescimento econômico e atenda às demandas regionais”, destacou Lobato.

 

 

Plano Estratégico Ferroviário da Bahia

O Plano Estratégico Ferroviário do Estado da Bahia propõe alterações significativas na malha ferroviária, como a implantação do conceito de carga geral, a criação de novos ramais e a unificação da bitola para o padrão nacional de 1,60 metro. O estudo, conduzido com consultoria da Fundação Dom Cabral (FDC), também inclui recomendações para o acesso ao Porto de Salvador, tipologias de plataformas logísticas e modelos de governança para clusters econômicos identificados nos municípios.

 

 

A análise logística apresentada no Plano revelou que produtos como soja, milho, contêineres e fertilizantes enfrentam gargalos no escoamento. Por exemplo, 95% do algodão produzido em Luís Eduardo Magalhães é exportado pelo Porto de Santos, enquanto apenas 4% passa por Salvador. Também foram apontadas poucas linhas regulares para a China e o Leste Asiático partindo diretamente da Bahia.

 

 

Participantes

A reunião contou ainda com a presença do superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy; do superintendente de Planejamento em Logística de Transporte e Intermodalismo da Seinfra, Mateus Dias; do diretor de Fomento ao Desenvolvimento Econômico da SDE, Paulo Henrique de Almeida; do diretor de Estudos da SEI, Edgar Porto; do coordenador executivo do Codes, Jonas Paulo Neres; e dos assessores Antônio Alberto Valença, Romeu Temporal (Seplan) e Leonardo Leão (Codes).

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