Ex-ministros do governo Bolsonaro que disputaram eleição de 2024 perderam
BrasilApenas um conseguiu ir ao segundo turno; ex-presidente havia declarado apoio público a todos
Três ex-membros do governo de Jair Bolsonaro (PL) disputaram as eleições municipais em 2024, mas nenhum conseguiu se eleger.
Alexandre Ramagem (PL), ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), perdeu a votação no Rio de Janeiro;Marcelo Queiroga (PL), ex-ministro da Saúde, não foi eleito em João Pessoa; e Gilson Machado (PL), ex-ministro do Turismo, foi derrotado no Recife.
Apenas Queiroga conseguiu avançar para o segundo turno.
Bolsonaro havia declarado apoio público nos três candidatos, tendo, inclusive, estado ao lado de Ramagem durante voto no primeiro turno.
No Rio, o vencedor foi Eduardo Paes (PSD); em João Pessoa, foi Cícero Lucena (PP); e, no Recife, João Campos foi reeleito.
PL vence duas capitais no segundo turno
O PL venceu a eleição municipal em duas capitais com segundo turno neste domingo (27) — Cuiabá e Aracaju –, enquanto o PT conquistou uma — Fortaleza.
Com isso, o Partido dos Trabalhadores volta a comandar uma capital após quatro anos.
Ambas as siglas perderam a disputa na maioria das capitais que tinham candidatos neste segundo turno: o PL ganhou duas vezes e perdeu sete (Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus, Belém, Goiânia, João Pessoa e Palmas); o PT saiu vitorioso em uma capital e perdeu em três (Porto Alegre, Natal e Cuiabá).
Reportagem: João Néris DRT 4145-BA