Em meio a dificuldades, Elmar renova acenos ao Planalto para atrair PT e MDB
O candidato do União Brasil à presidência da Câmara, Elmar Nascimento (BA), tem intensificado os gestos em direção ao Palácio do Planalto, tentando conquistar o apoio das bancadas do PT e do MDB para fortalecer sua candidatura. No entanto, seus aliados reconhecem que o caminho tem sido desafiador, uma vez que o líder do Republicanos, Hugo Motta, parece estar em uma posição mais favorável para angariar esses apoios. A informação é do jornal “O Globo”.
Juntas, essas bancadas governistas somam 124 parlamentares. Se Elmar conseguir reverter a inclinação desses partidos em apoiar Motta, ele poderá liderar a disputa. Com esse objetivo em mente, Elmar fez dois gestos ao governo na última semana.
Ele articulou para que o União Brasil adiasse a votação de um projeto que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. A votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi postergada até o término das eleições municipais. Além disso, a pedido do governo, Elmar retirou de um projeto que regulamenta o uso de biocombustíveis um item que, segundo o Planalto, poderia aumentar os custos da energia elétrica.
Com esses movimentos, Elmar espera se aproximar de partidos da base governista e, assim, atrair o apoio do PT.