TRT-BA inaugura centro de formação profissional em Itapetinga
BahiaA cidade de Itapetinga acaba de ganhar um novo centro de formação profissional, o Cefopi. O centro foi inaugurado nesta sexta-feira (12) pela Justiça do Trabalho, no bairro São Francisco de Assis. O local oferecerá cursos profissionalizantes para adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. Entre os cursos estão os de culinária, costura, massoterapia e formação de profissionais para atuarem em salões de beleza. O local conta com cinco laboratórios, e todas as salas são equipadas para promoverem aulas teóricas e práticas.
A instalação da unidade é fruto de um trabalho conjunto e de cooperação envolvendo a Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Prefeitura de Itapetinga. A parceria devolve para a população, através de um serviço, o dano causado à sociedade pelo não cumprimento por parte do município de Itaju do Colônia de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado com o MPT. O descumprimento do TAC originou um processo em 2008, executado pela Vara do Trabalho (VT) de Itapetinga. Dos valores presentes na ação, a juíza titular Cristiane Lima propôs ao MPT a construção do Cefopi. A magistrada já possuía a experiência de implantação do Cefopa na cidade de Aracatu, onde os recursos destinados vieram de um processo envolvendo trabalhadores resgatados.
O presidente do TRT da Bahia, desembargador Jéferson Muricy, revelou sua felicidade em participar da inauguração que cria novas perspectivas e oportunidades para mulheres, homens e jovens em situação de vulnerabilidade, ressaltando a importância da Justiça do Trabalho no seu papel de justiça social. O magistrado registrou ainda que o equipamento transforma tragédias (a existência do trabalho análogo ao escravo, do trabalho infantil e o descumprimento de obrigações) em uma potência, de onde sairá muita beleza.
O prefeito da cidade, Rodrigo Hagge, destacou que a cooperação com o TRT da Bahia é potencializadora de transformação de vidas e cria autonomia financeira. A diretora regional do Senac Bahia, Ana Rita Andrade, pontuou a importância da sociedade em acolher e se apropriar desse novo equipamento.
O Cefopi oferecerá cursos gratuitos ministrados pelo Senac e formará mais de mil pessoas por ano. Ele fica na Rua Guanambi, s/n, no bairro São Francisco de Assis, próximo à Central de Abastecimento, em Itapetinga. O Cefopi é o segundo centro de formação profissional inaugurado com recursos provenientes de processos trabalhistas na Bahia. Em setembro do ano passado, a Justiça do Trabalho e o Município de Aracatu inauguraram o Centro de Formação Profissional de Aracatu (Cefopa). A juíza Cristiane Lima celebrou a criação do novo centro. No ano passado (link interno), ela era titular da VT de Brumado, jurisdição onde a cidade de Aracatu está inserida . A magistrada revelou que, assim que foi criado o centro em Aracatu, ela foi removida e, com isso, não pôde testemunhar toda a transformação social na localidade, mas poderá presenciar em Itapetinga