Desembargadores do TJ-BA são homenageados com a Medalha do Mérito Judiciário

Bahia

Em cerimônia solene no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, condecorou o desembargador Antônio Maron Agle Filho e a desembargadora Marielza Brandão Franco com a Medalha do Mérito Judiciário. O evento ocorreu na manhã de sexta-feira (22) e contou com a presença de familiares, amigos e colegas dos homenageados. Além de autoridades civis, militares e representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.

“É uma enorme alegria participar, como Presidente, da entrega desta Medalha a dois magistrados de elevados exemplos de trajetória na Magistratura, bem como de honrosos serviços prestados ao Poder Judiciário. Parabéns!”, disse a chefe do Judiciário baiano fitando os homenageados e apresentando um breve currículo de cada um.

Os agraciados foram conduzidos ao Salão Nobre pelos desembargadores Pilar Célia Tobias Claro, Nilson Soares Castelo Branco, Lidivaldo Reaiche, Maria do Socorro Habib e Antônio Adonias.

O magistrado Antônio Maron Agle Filho recebeu a Medalha da filha Camila Agle e o diploma das mãos do irmão Hamilton Agle. “Muito bom chegar aqui. São trinta e cinco anos carreira. É uma sensação única”, disse o recém-condecorado.

De forma similar, a desembargadora Marielza Brandão Franco falou, com emoção, sobre o acontecimento solene. “Para mim, é um prazer e uma honra muito grande participar deste momento tão especial”. Para receber a Medalha e o diploma, a magistrada escolheu a desembargadora Lícia Fragoso Modesto, representando o desembargador Gilberto Caribé (que não pôde estar presente); o juiz Joséfison Oliveira, representando os magistrados do 1º Grau; a advogada Esmeralda Oliveira, representando os amigos, a classe dos advogados e demais instituições do sistema de justiça. Os pais, cônjuges, filhos, nora e genro dos homenageados foram, também, chamados à rotunda.

Criada por meio da Resolução nº 2 do ano de 1983, a honraria tem a finalidade de galardoar personalidades nacionais ou estrangeiras, por seus méritos e serviços prestados à Justiça do Estado ou do país.

O magistrado Antônio Maron Agle Filho foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade, em dezembro de 2023. A magistrada Marielza Brandão Franco tomou posse como desembargadora em janeiro deste ano.

Compuseram a Mesa de Honra da Solenidade, além da presidente do Tribunal; o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia; e a secretária Judiciária do TJ-BA, Dilcema Araújo Almeida.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia