Núcleo Socioambiental do TJ-BA aprimora boas práticas sustentáveis com colheita e reciclagem
BahiaO compromisso do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) com a sustentabilidade foi reforçado com iniciativas promovidas pelo Núcleo Socioambiental, coordenado pela desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho. Uma das ações realizadas foi a entrega de produtos cultivados nas hortas do Tribunal para o Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (Nacci). As unidades de plantio estão localizadas no Fórum do Imbuí, no Centro Logístico de Mussurunga e na Sede do Judiciário situada no Centro Administrativo da Bahia.
Entre os produtos colhidos, estão berinjela, coentro, alface, couve, pimentão, abóbora e aipim. Destaque especial foi dado à colheita inédita de bananas provenientes da área da Sede do Tribunal, demonstrando a expansão das práticas sustentáveis dentro da Instituição.
Além de promover a produção local de alimentos, essa iniciativa reforça o compromisso do TJBA com a agricultura urbana e a redução da pegada ecológica. A ação contou com a presença do servidor Matheus Honorato Oliveira e do representante da equipe de jardinagem, Robson Clarindo.
Além da colheita das hortas, o Tribunal realizou a entrega de 738 buchas de limpeza inservíveis à Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB), por meio do Programa Recicle Já Bahia da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB).
A supervisão da atividade foi realizada pela equipe da diretoria de Serviços Gerais (DSG) e pela servidora da Unidade Sustentável, Rosângela Campos de Oliveira.
Essas ações reforçam o compromisso contínuo do Tribunal de Justiça da Bahia em seguir as diretrizes estabelecidas pela Resolução CNJ nº 400/2021 e pelo Plano de Logística Sustentável, além de atender à diretriz da gestão da desembargadora Cynthia Maria Pina Resende de conceber e implementar práticas ecologicamente sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente justas.