Atletas baianos embarcam para disputa das Paralimpíadas Escolares/2023, em São Paulo
BahiaParalimpíadas Escolares. São atletas estudantes de 11 a 16 anos das modalidades de natação, atletismo, badminton e tênis de mesa que irão lutar por medalhas com outros atletas com deficiência de quase a totalidade das unidades federativas do Brasil.
Entre os destaques da Bahia, a atleta de natação Bárbara Britto, 16 anos, da cidade de Jequié. Vice-campeã brasileira e integrante da Seleção Brasileira de Jovens, Bárbara conquistou quatro medalhas de ouro nas quatro provas disputadas na seletiva regional das Paralimpíadas Escolares realizada em Brasília, entre agosto e setembro deste ano.
Os baianos com deficiências física, visual e intelectual que irão para São Paulo treinam e têm acompanhamento do Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION), da Fundação José Silveira (IBR), do Instituto de Cegos da Bahia (ICB), do Centro de Atendimento de Educação Vera Cruz e do Centro de Referência Paralímpico da Bahia.
Toda a delegação viaja com passagem aérea cedida pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Educação (SEC) e de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), na execução do projeto Jogos Escolares da Bahia 2023, em parceria com a Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE). Além dos atletas, a delegação baiana é formada por técnicos, professores, oficiais e familiares dos estudantes.