Em conflito com o PDT, Cid Gomes enfrenta dificuldade para encontrar novo partido para seu grupo político
BrasilO senador Cid Gomes (CE), em processo de saída do PDT, enfrenta obstáculos ao tentar encontrar uma nova legenda para seu grupo político. Apesar de manter diálogos com representantes do PT, PSB, Podemos e Solidariedade, há desafios em todos os partidos que dificultam a entrada dele e de seus aliados. A reportagem é do jornal “O Globo”.
Após um conflito com seu irmão, o ex-presidenciável Ciro Gomes, pela influência no PDT, a saída de Cid da legenda é tida como certa, mas sua futura filiação ainda permanece indefinida. A discordância central reside na possibilidade de uma aliança com o PT, defendida por Cid e criticada por Ciro.
O senador recebeu um convite público do ministro da Educação, Camilo Santana, para se filiar ao PT. Camilo, senador licenciado e sucessor de Cid no governo do Ceará em 2014, contou ao jornal que discutiu o convite com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Nós estávamos conversando sobre a situação do conflito entre os dois irmãos, entre o Ciro e o Cid e a decisão era de que o Cid ia sair do PDT. E ele perguntou: ‘Por que você não chama o Cid para ir para o PT?’, perguntei se podia fazer o convite e ele disse que podia, então eu fiz. Ele está avaliando”, disse.