Crise entre Cid e Ciro Gomes chega ao ápice, e PDT já soma 73 baixas
BrasilDurante o auge da disputa política na família Ferreira Gomes, protagonizada por Ciro Gomes e seu irmão, o senador Cid Gomes (PDT-CE), 43 prefeitos cearenses anunciaram sua saída do PDT. Este grupo se une a 18 parlamentares, dez chefes de Executivos municipais e dois filiados sem mandato, totalizando 73 desvinculações desde o início da crise. A reportagem é do jornal “O Globo”.
A decisão coletiva, consolidada em um encontro com 46 prefeitos na terça-feira em Fortaleza, reacendeu as disputas de narrativas e os embates entre os dois grupos liderados por Ciro e Cid. Essa deserção mais recente foi entre aliados do senador, incluindo Ivo Gomes, prefeito de Sobral e irmão de Cid e Ciro, assim como a irmã deles, a deputada estadual Lia Gomes.
O grupo dissidente contesta as diretrizes do PDT nacional, liderado por André Figueiredo, aliado de Ciro. A crise se intensificou nas últimas semanas após uma reunião que culminou em confrontos e trocas de acusações entre os irmãos Gomes. Na ocasião, buscava-se encerrar uma disputa envolvendo o diretório estadual do partido no Ceará, alvo de litígio judicial entre os dois.