Salvador registra novo recorde e reduz tempo médio de abertura de empresas para 4h

O tempo médio de abertura de empresas em Salvador caiu de 6h para 4h, segundo informou o Mapa Painel de Empresas do Governo Federal. Este é o melhor índice registrado na cidade desde a criação do ranking.  Na lista, Salvador ficou à frente de outras grandes capitais, como São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza e Recife.

 

O resultado é reflexo das medidas de desburocratização promovidas pela Prefeitura. O número representa uma significativa queda no comparativo com janeiro de 2021, primeiro mês da gestão Bruno Reis. À época, o processo para obter a licença e o alvará de funcionamento era concluído em aproximadamente 9 dias e 4 horas.

Entre as ações promovidas pela prefeitura para fomentar o empreendedorismo e viabilizar a abertura de novos negócios estão a ampliação do número de atividades de baixo risco, com autorização imediata para funcionamento, pulando de 149 para 767; a adesão à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim); a criação do Documento de Arrecadação Municipal Único para Termo de Viabilidade de Localização, que inclui a Taxa de Licença de Localização; e a modernização de processos e serviços.

A secretária da Fazenda, Giovanna Victer, comemorou a nova marca e prometeu novas medidas para dar continuidade ao processo de desburocratização e de fomento ao empreendedorismo. “Este resultado nos anima e mostra que estamos seguindo o caminho certo. Seguiremos reduzindo entraves burocráticos para promover o ambiente de negócios, aumentar a empregabilidade, oferecer segurança jurídica e tornar Salvador cada vez mais atrativa para quem deseja empreender”, afirmou.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Destaques