Governo Lula aumenta sua previsão para o crescimento da economia e reduz estimativa da inflação
BrasilO Ministério da Fazenda divulgou nesta quarta-feira (19) as suas novas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação no ano de 2023. De acordo com as informações do Boletim Macrofiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE), o governo Lula elevou de 1,9% para 2,5% a projeção de crescimento do PIB neste ano. Já a estimativa de crescimento para 2024 foi mantida em 2,3%.
Ao contrário do PIB, a projeção da SPE em relação à inflação caiu, de 5,58% para 4,85% no ano. Segundo a Secretaria, a revisão para baixo nas estimativas do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi influenciada pela forte desaceleração dos índices inflacionários em abril e maio. Também contribuíram para a queda na projeção o reajuste autorizado para plano de saúde levemente inferior ao projetado; a redução nos preços da gasolina, diesel e gás de botijão nas refinarias; e as revisões nas tarifas de energia elétrica residencial e de ônibus urbano.
Em relação ao Produto Interno Bruto, o otimismo do Ministério da Fazenda foi motivado pelo aumento de 1,9% do PIB no primeiro trimestre e pela expectativa de queda dos juros já na próxima reunião do Copom, no início de agosto. A melhora nas estimativas do PIB foi acompanhada de aumento nas projeções de crescimento em todos os setores. Para o agro, por exemplo, a projeção de crescimento do governo passou de 11% para 13,2%. Já no setor industrial, a estimativa avançou de 0,5% para 0,8%, enquanto a projeção para a área de serviços passou de 1,3% para 1,7%.
As novas projeções do governo Lula estão mais otimistas do que as análises feitas pelo mercado financeiro para os principais indicadores da economia em 2023. De acordo com o Boletim Focus do Banco Central divulgado na última segunda (17), os analistas do mercado aumentaram a sua previsão para o neste ano, de 2,19% na semana passada para 2,24%.
Em relação à inflação, os economistas e analistas consultados pelo Banco Central estimam que o IPCA ficará em 4,95% neste ano de 2023. O índice estaria próximo do que avalia a equipe econômica do governo, que agora projeta inflação de 4,85% no ano. De qualquer forma, tanto a previsão do mercado como a do governo estão acima da meta de 3,25% estabelecida para 2023. Para a meta ser considerado cumprida, a inflação precisa estar entre 1,75% e 4,75%.