Governo francês avalia de forma positiva presença de Lula em negociações sobre Venezuela
BrasilO governo francês avaliou de forma positiva a participação do presidente Lula nas negociações que têm como assunto a parceria com a Venezuela. Segundo publicação do O GLOBO, Lula seria um participante determinante para os gestores francês, mesmo sendo um elemento novo, já que o Brasil tem grande representatividade em potência demográfica e econômica da América Latina.
O quesito foi considerado com um peso importante para impactar a resolução da crise venezuelana e trazer um acordo entre as partes.
Além de Lula, participaram da reunião o presidente francês, Emmanuel Macron e os representantes da oposição venezuelana, Gerardo Blyde, e do governo venezuelano, Delcy Rodriguez. Marcaram presença também os os presidentes da Argentina, Alberto Fernandez, e da Colômbia, Gustavo Petro.
Na ocasião, o presidente brasileiro apontou a importância de a Venezuela ter um processo eleitoral reconhecido por todas as partes e disse que somente os venezuelanos poderiam resolver os problema do país.
Após o encontro, o governo francês constatou a necessidade de manter o Brasil engajado no quesito da Venezuela para ter uma boa dinâmica no tema.