Lula deve solicitar volta de estudos sobre exploração na Amazônia
BrasilO presidente Lula deve pedir que sejam realizados novos estudos da Petrobras, para exploração de campos de petróleo, na foz do Amazonas, na costa do Amapá, ainda nesta semana.
A Petrobras solicitou a exploração de um campo com potencial de 14 bilhões de barris de petróleo a 174 quilômetros da costa do Amapá. Porém, o pedido foi negado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ( IBAMA), no último dia 17.
Após o IBAMA negar o pedido da Petrobras para exploração de petróleo na Amazônia, o presidente afirmou que o governo não emitiria licença para a empresa, caso a exploração gere problemas ambientais para a região. Porém, nesta segunda- feira (22), Lula disse não acreditar que a exploração do petróleo tenha impacto para o meio ambiente, já que o ponto de possível exploração fica a mais de 500 km de distância da foz do rio.
No parecer técnico, o IBAMA informou que a Petrobras não apresentou nenhuma garantia que atendesse à fauna em possíveis acidentes com o derramamento de óleo. O instituto apontou também a falta de pesquisa e estudos de avaliação ambiental de área sedimentar e o não preenchimento na previsão de impactos da prática em terras indígenas na região.
Desde a última quinta-feira, a Petrobras indicou que entraria com um pedido de reconsideração contra o veto do IBAMA.