Hilton alerta para ameaça ao Terreiro da Casa Branca

Bahia

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) se solidarizou com o Terreiro Ilê Axé Iyá Nassô Oká, conhecido como Casa Branca, “diante das sucessivas invasões do seu território, do desrespeito ao território sagrado e da ameaça à segurança do templo religioso por obra irregular na vizinhança”.

Em moção de solidariedade apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Hilton contou que, nos últimos dias, integrantes da Casa Branca foram às redes sociais denunciar as ameaças de destruição que vêm sofrendo por conta da obra de cinco andares em construção no terreno ao lado do centro religioso.

“O prédio, sem alvará ou acompanhamento da Prefeitura de Salvador, tem preocupado os representantes do terreiro com um possível desabamento, colocando em risco a vida dos membros da comunidade”, explicou.

Os representantes do terreiro afirmaram, nas redes sociais, que obra poderá destruir a Casa Sagrada do Orixá Omulu e matar filhas e filhos de santo da Casa Branca. “É a crônica de uma tragédia anunciada. Um crime a céu aberto. Inaceitável a inação das autoridades”.

Iniciada em 2019, a obra adjacente ao centro religioso, na Ladeira Manoel Bonfim, foi embargada e teve o último pavimento demolido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) em 31 de março, após as denúncias.

De acordo com o deputado, não é a primeira vez que integrantes da casa denunciam a situação. Os responsáveis pelo terreiro já recorreram ao Ministério Público, que convocou uma reunião para tratar do assunto, mas a obra seguiu em andamento.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia