Na Bahia com 13 parques, Bom Jesus da Lapa lidera produção de energia solar
BahiaCom 13 parques solares fotovoltaicos funcionando no município, incluindo um dos maiores do Brasil, e com previsão de instalação de mais 48 durante o ano de 2023, Bom Jesus da Lapa lidera produção de energia solar na Bahia. A informação foi divulgada pelo secretário de meio ambiente, Lúcio Flávio, na última semana durante a abertura do Circuito de Negócios Agro Banco do Brasil.
“Bom Jesus da Lapa hoje, dos 147 municípios da Bahia, é o maior produtor de energia solar – só para se ter uma ideia, nós temos 48 parques que estão previstos esse ano serem instalados em Bom Jesus da Lapa. Enquanto nós temos o problema de água no semi-arido, de luz nós temos 14 horas por dia e os raios solares, tudo pra dá certo. A eficiência está bem acima de outras regiões, inclusive do Piauí”, disse Lúcio.
Situada na margem do rio São Francisco, no Oeste da Bahia, há 777 km de Salvador, a cidade de Bom Jesus da Lapa tem 74 mil habitantes e uma característica única: mais de 12 horas diárias de sol e temperatura que sempre beira os 35 graus Celsius. Na parte técnica, o que pouca gente conhece, é a latitude de Bom Jesus da Lapa, associada a irradiação solar que permite empreendimentos de energias renováveis com um maior aproveitamento das placas fotovoltaicas em relação a outras regiões do nordeste e do Brasil, com melhor radiação.