‘Eles viraram as costas para o povo’, critica Rui, durante ato em Santo Amaro
BahiaO ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, fez um paralelo entre o governo atual e os antecessores a partir de 2016 durante a solenidade de retomada do Programa Minha Casa Minha Vida, nesta terça-feira (14), em Santo Amaro. “Eles viraram as costas para o povo. Abandonaram milhares de conjuntos iguais a esse. São 180 mil casas (com obras atrasadas) “, disse. Rui Costa também abordou as obras atrasadas na área da educação.
Na cidade do recôncavo baiano estão sendo entregues dois residenciais, com 170 moradias. A comitiva do presidente da República chegou a Santo Amaro no final da tarde.
“Uma obra que começou com Dilma, presidente Lula. Já era para estar concluída desde 2016”, relatou Rui Costa, em discurso. O ministro contou que quando a relação de 180 mil obras foram apresentadas ao atual presidente, Lula manifestou o desejo de concluir tudo este ano. “Você vai entregar presidente, com a força da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades”, finalizou.
Rui explicou que o Minha Casa Minha Vida – que tem meta de realizar 2 milhões de casas até 2026 – volta com novas diretrizes, como especificidades técnicas que melhorarão a qualidade do imóvel, e também a parceria com governos estaduais e municipais. “O programa traz a novidade de recuperar e admitir que prédios antigos, que estão sem uso, abandonados, possam servir de habitação para a população”, acresceu.
O chefe da Casa Civil relatou que em março o ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, vai relançar o programa Bolsa Família. Em paralelo, 4 mil obras paradas de escolas e creches serão reiniciadas. “Praticamente em toda a cidade da Bahia tem obra parada”, criticou Rui. “Nós vamos concluir todas estas obras, por determinação do presidente Lula, este ano. O povo brasileiro vai ter quatro mil escolas ou creches para as crianças estudarem.”