PRB já considera que Semps não deve ficar com o partido após reforma administrativa
SalvadorO PRB já considera que vai perder um espaço dentro da prefeitura de Salvador na reforma administrativa que deve ser anunciada pelo prefeito ACM Neto no início de fevereiro. Segundo o deputado federal eleito João Roma (PRB), o partido já não conta mais com a possibilidade de indicar o titular da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps).
Atualmente, a pasta é ocupada pelo vereador Isnard Araújo, filiado ao PHS, mas indicado pelo PRB para o cargo. Em entrevista ao Bahia Notícias nesta terça-feira (22), Roma comentou que, por conta desta perda, o seu partido já conversa com ACM Neto para ocupar outro espaço na gestão municipal. Uma das possibilidades conversadas foi a da Secretaria Municipal de Politicas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador (SPM).
“O partido até então, por exemplo, ocupava a Semps e deve deixar de ocupar a Semps. O prefeito tem conversado sobre outras possibilidades e como inicialmente tinha o interesse do PRB, por ter vários quadros mulheres no partido, uma das possibilidades aventadas foi a Secretaria da Mulher”, afirmou o deputado federal, ressaltando que a articulação não significa troca de favores. “Apenas é importante para o partido e para o prefeito ter protagonismo na gestão municipal”, afirmou.
Roma ainda não crava quem deve ser o próximo secretário da Semps, mas indica que o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Leo Prates, é o favorito na disputa. “Não sei, mas acho que tem muitas pistas aí de que está praticamente desenhado na testa de Leonardo Prates”, declarou, lembrando que o prefeito já indicou que deve nomear Prates como secretário.
A possibilidade do PRB ocupar a SPM já provocou reclamações do deputado federal Benito Gama (PTB), presidente estadual do partido que atualmente indica o titular da pasta. Roma, no entanto, promete não adotar o mesmo tom. “Não entendo inclusive o nervosismo do deputado Benito Gama. Do meu lado, vou continuar tratando isso com muita civilidade”, disse.
PSDB ESPERA MANTER ESPAÇOS
O presidente estadual do PSDB, deputado federal João Gualberto, avalia que seu partido deve manter as mesmas secretarias na prefeitura e com os mesmos nomes. “Eu acredito que nada vai ser mudado no espaço do PSDB”, disse o parlamentar, ressaltando é contra indicação política e que cabe a ACM Neto deve definir quais são os melhores nomes. “Eu sempre falo que esse negócio de espaço para partido nunca deveria ser dado. O PSDB quer esse espaço porque os outros têm”, declarou.
Bahia Notícias