Bahia: Jerônimo anuncia mais cinco secretários do governo e nova procuradora-geral do Estado; confira nomes
BahiaApós divulgar a primeira remessa de secretários na última segunda-feira (19), o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) voltou a dar continuidade na lista do primeiro escalão do seu governo nesta manhã (22).
Hoje, foram divulgados mais cinco nomes e na próxima semana, o petista deve comunicar os dez restantes, totalizando 26 secretários da sua futura gestão, a ser iniciada em 1º de janeiro.
“Nós temos que fazer uma renovação da política baiana, mas a juventude tem que ter espaço para dirigir a nossa Bahia”, disse Jerônimo durante a coletiva.
Entre os nomes divulgados hoje, está o de Eduardo Sodré Martins, enteado do senador Jaques Wagner (PT), que ficará responsável pela Secretaria do Meio Ambiente o de Ângela Guimarães, indicada pelo PCdoB, na Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais.
Além dos secretários, Jerônimo anunciou Nivaldo Millet como coordenador-geral de Políticas para Juventude (Secretaria de Relações Institucionais) e Tiago Pereira da Costa na coordenação-geral do programa Bahia Sem Fome (Casa Civil).
Confira a lista de secretários divulgada hoje:
Ângela Guimarães (PCdoB) – Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi)
Atual Coordenadora de Fomento ao Artesanato da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Ângela é cientista social formada pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e aluna especial de Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Professora licenciada da rede estadual de ensino, Ângela tem uma série de experiências como gestora pública e docente. Antes da Setre, a próxima titular da Sepromi foi secretária-adjunta Nacional de Juventude, cargo que ocupou na Secretaria Geral da Presidência da República durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, entre 2011 e 2016. Também foi presidenta do Conselho Nacional de Juventude, na Presidência da República, e diretora do Departamento de Ações para a Reparação Social na Prefeitura de São Sebastião do Passé (BA).
Como docente, atuou na formação para empoderamento de jovens e mulheres negras, no Fórum de Quilombos Educacionais da Bahia (FOQUIBA); e participou da formação de jovens no Projeto Didá Alamojú, da ONG Omí Dudù, trabalhando temas como diversidade, cidadania, gênero e raça, direitos humanos e políticas públicas. É presidente nacional licenciada da União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO).
Eduardo Sodré Martins (Indicação de Jaques Wagner – Meio Ambiente (Sema)
Advogado especializado em direito e legislação ambiental com mais de 10 anos de experiencia, Eduardo Sodré Martins é graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador, e pós-graduado em Direito e Legislação Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele foi membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre 2011 e 2018, e atualmente é professor universitário da Universidade Católica do Salvador, onde lecionou a disciplina Direito Ambiental e Urbanístico e Direitos Humanos e Ambientais.
Possui experiência em soluções estratégicas em questões ligadas ao Direito Ambiental, buscando o alinhamento jurídico entre as melhores práticas do desenvolvimento sustentável e segurança jurídica. Também já atuou na elaboração de legislações e regulamentos ambientais para os Municípios.
Osni Cardoso (PT) – Desenvolvimento Rural (SDR)
Deputado estadual reeleito pelo PT com 77.624 votos, Osni Cardoso é formado em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), foi dirigente político no movimento estudantil e lutou pelo direito ao acesso democrático nas universidades públicas. O próximo titular da SDR foi prefeito de Serrinha por dois mandatos, além de presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) e primeiro presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia).
Dentre os projetos tocados enquanto esteve à frente do Consisal e FecBahia, destacam-se a patrulha mecanizada, com aquisição de máquinas para construção, revitalização e limpeza de aguadas; e a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para que pequenas agroindústrias comercializem seus produtos dentro dos territórios. Também atuou, em 2017, como chefe da Assessoria Especial do Governador Rui Costa, onde ajudou na construção e articulação de importantes políticas públicas do Estado. No ano posterior, foi eleito pela primeira vez deputado estadual pelo PT.
Larissa Gomes Moraes (MDB) – Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS)
Atual diretora de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Larissa Gomes Moraes é formada em engenharia civil e tem uma série de experiências como gestora na administração pública, nas esferas estadual e municipal.
Foi subsecretária na Secretaria Municipal de Ordem Pública de Salvador, entre 2021 e 2022, e diretora de Habitação e Regularização Fundiária na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador, entre 2017 e 2020. Também atuou no setor privado, ocupando cargos de gestão de obras, e exerceu funções na área da comunicação social, colocando em prática o conhecimento adquirido na graduação de Jornalismo, sua segunda formação profissional.
José Antônio Maia Gonçalves (MDB) – Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap)
Secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia desde abril deste ano, José Antônio Maia Gonçalves é advogado e possui vasta experiência na área jurídica, atuando como profissional liberal nos tribunais estaduais, nos tribunais regionais federais, nos tribunais superiores (STJ, STJ e TST) e no Conselho Nacional de Justiça. Membro da Comissão Executiva Estadual do Partido Verde (PV) na Bahia e no município de Salvador, o gestor permanecerá à frente da SEAP no novo governo de Jerônimo Rodrigues.
José Antônio já atuou como professor do Instituto dos Advogados da Bahia e da Escola Livre de Direito Josaphat Marinho; foi conselheiro da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (ABAT); e membro suplente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/BA.
Por fim, também já antecipado por este Política Livre (lembre aqui), Jerônimo anunciou Bárbara Camardelli Loi na Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
Bárbara Camardelli Loi – Procuradoria Geral do Estado (PGE)
Ingressou na Procuradoria Geral do Estado da Bahia, através de concurso público, em abril de 1997, e tomou posse como procuradora do Estado em 11 de abril de 1997. Foi designada para atuar como Procuradora chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento, no período de 2009 a 2015. Atuou como Procuradora chefe na Procuradoria Administrativa no período de 2015 a 2021 e foi nomeada para o cargo de Procuradora Geral Adjunta para Assuntos Jurídicos, da Procuradoria Geral do Estado, em 05/10/2021 até os dias atuais.
Bárbara Camardelli é graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1995). Professora de Direito Civil da Universidade Católica de Salvador. Especialista em Direito de Infraestrutura Pública pela Faculdade de Direito da Fundação Getulio Vargas/SP. MBA em Parcerias Público-privadas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Mateus Soares e Flávio Sande- Do Politica Livre