‘Esperamos que a PEC seja aprovada de terça para quarta’, diz relator do Orçamento
BrasilO relator do Orçamento 2023, o senador Marcelo Castro (MDB), destacou no último domingo (11) que a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição deve ocorrer entre terça (13) e quarta-feira (14) na Câmara dos Deputados, sem alterações, assim como ocorreu no Senado Federal.
“Esperamos que a PEC seja aprovada de terça para quarta-feira. Já está acertado, combinado, mas vocês sabem que, às vezes, tem modificações”, disse Castro sobre o texto-base que amplia o teto de gastos em R$ 145 bilhões por dois anos, proposto pelo governo Lula (PT) para bancar promessas de campanha, como a manutenção do Bolsa Família (Auxílio Brasil) no valor de R$ 600.
No Senado, a proposta foi aprovada com folga nos dois turnos. No primeiro, o placar foi de 64 votos a 16, enquanto no segundo, 64 a 13. Eram necessários apenas 49 votos favoráveis para que a PEC fosse aprovada.
“Esperamos honestamente que seja aprovada na Câmara como foi aprovada no Senado, porque há um sentimento generalizado da necessidade imperiosa dessa PEC. O Brasil não funcionaria sem a aprovação”, completou o senador.