Paulo Dantas segue afastado do governo de Alagoas
BrasilA Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve o afastamento do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), que é investigado por rachadinha e disputa reeleição em segundo turno. Os ministros confirmaram a decisão individual da ministra Laurita Vaz, nesta quinta-feira, 13, por 10 votos a 2.
Na última terça-feira, 11, Paulo Dantas foi alvo da operação Edema, que investiga um suposto esquema de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa de Alagoas. O governador afastado teria chefiado o processo.
Após sugestão do ministro Og Fernandes, Laurita Vaz reduziu o afastamento de Paulo Dantas até o dia 31 de dezembro, data do fim do primeiro mandato. Inicialmente, o governador estaria afastado por 180 dias, o que poderia incluir um eventual novo mandato.
Segundo inquérito policial, Paulo Dantas fez saques em dinheiro em nome de funcionários fantasmas quando era deputado estadual. As investigações apontam um desvio de aproximadamente R$ 54 milhões desde 2019.
Em nota divulgada na última terça-feira, 11, Dantas afirmou que a operação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal era uma encenação. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) também enxergaram o afastamento como uma clara tentativa de interferência no processo eleitoral.
Paulo Dantas (MDB) é opositor do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e ao presidente Jair Bolsonaro (PL).