Jerônimo ultrapassa ACM Neto em número de seguidores
BahiaJerônimo Rodrigues ultrapassou o oponente em número de seguidores na plataforma digital Tik Tok
Por Rodrigo Daniel Silva
Embora o candidato ao governo da Bahia pelo União Brasil, ACM Neto, tenha criado uma conta no TikTok quase um ano antes do adversário Jerônimo Rodrigues (PT), o petista ultrapassou o oponente em número de seguidores na plataforma digital. ACM Neto tem agora 83,9 mil usuários que o seguem, já Jerônimo Rodrigues tem 112,7 mil.
Criada na China, o TikTok é a primeira rede social digital a alcançar sucesso mundial tendo sido criada fora do Estados Unidos, e uma das principais ferramentas digitais na campanha eleitoral deste ano. Neto foi um dos primeiros políticos baianos a estrear no TikTok, em junho do ano passado, muito antes da eleição. Já Jerônimo Rodrigues criou uma conta em maio deste ano, meses após ser oficializado como o pré-candidato do PT ao governo da Bahia.
O crescimento do petista nesta mídia digital foi rápido. No final de junho, uma reportagem da Tribuna mostrou que Jerônimo Rodrigues tinha apenas 1.995 seguidores no TikTok, enquanto seu adversário ACM Neto já estava com 47,6 mil. A plataforma chinesa enche os olhos das campanhas porque é acessada, principalmente, por um público jovem, que é um dos alvos desta eleição.
Apesar de ter perdido a liderança no TikTok, ACM Neto permanece na frente de Jerônimo Rodrigues no Instagram. Nesta mídia digital, o ex-prefeito de Salvador tem 1 milhão de seguidores contra 162 mil do seu oponente petista. O candidato do União Brasil, inclusive, é o primeiro ator político da Bahia a ultrapassar a barreira do milhão no Instagram. Ele continua na frente também no Facebook. São 553 mil usuários que o seguem, contra 20 mil de Jerônimo Rodrigues. Já no Twitter 478 mil contra 13,5 mil do postulante petista.
Popularidade digital
O Índice de Popularidade Digital (IPD), que é publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, já tinha detectado um crescimento de Jerônimo Rodrigues nas plataformas digitais. No início de setembro, saltou de 52,39, no dia 1º, para 65,96 nesta no dia 27, enquanto o rival fez o caminho contrário, passando de 63,81 para 46,51 no mesmo período.
Criado pela Quaest, empresa de consultoria e pesquisa, o IPD é publicado mensalmente pela Folha para as disputas à Presidência e aos governos estaduais. O índice vai de 0 a 100 e ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral. É calculado desde 2018 por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis de seis sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.