Mulheres são maioria entre candidatos que não registraram voto

Brasil
Mulheres são maioria entre candidatos que não registraram voto

Foto: Reprodução/EBC

Nas eleições municipais de 2020 5.297 candidatos não obtiveram nenhum voto no primeiro turno, mostram dados estatísticos disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

A Justiça Eleitoral recebeu 557.404 mil pedidos de registros de candidatos para disputar cerca de 68 mil cargos eletivos em 5.567 municípios brasileiros.

 

De acordo com reportagem da Agência Brasil, as mulheres representam o maior percentual sem voto. Foram 3.454 candidatas que não obtiveram sequer um voto (64,2%).

 

Ao todo, o pleito teve 187.028 candidatas, o correspondente a 33,55%. Pela legislação, 30% é o percentual mínimo de candidaturas do sexo feminino por partido. As informações estão disponíveis no Portal TSE.

 

Por outro lado, 1.843 homens não registraram nenhum voto, o correspondente a 35,08%. Ao todo, o pleito registrou 370.376 candidatos do sexo masculino – 66,45%.

 

PSD, MDB, Republicanos, PSDB e DEM são os partidos com maior número de candidatos de ambos os sexos sem voto.

 

Em cartilha divulgada neste ano, o TSE e o Instagram ressaltaram que, no mundo todo, aproximadamente um em cada quatro representantes eleitos é uma mulher. Trata-se de um guia de segurança para mulheres na política. A cartilha oferece dicas para as candidatas se protegerem de ataques virtuais durante a campanha.

 

“No Brasil a participação feminina na política ainda está longe do desejado. Segundo o mapa de mulheres na política criado pela União Interparlamentar e ONU Mulheres, o Brasil ocupa a 140ª posição num ranking de 193 países”, diz o documento.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Brasil