Chuvas provocam aumento de vazão em Sobradinho; ribeirinhos foram realocados
Bahiapor Francis Juliano
A Barragem do Sobradinho teve uma elevação significativa depois das últimas chuvas. Nesta quinta-feira (5), a vazão chegou a quase a quatro vezes mais o registrado antes das precipitações: 2,9 mil metros cúbicos. Antes era de 800 m³. O escoamento é controlado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco [Chesf] que administra a barragem. A situação agora preocupa de outra maneira, e a prefeitura de Juazeiro já decretou estado de emergência.
Segundo a Defesa Civil do Estado [Sudec], devido à cheia do Rio São Francisco, famílias ribeirinhas foram deslocadas para creches e escolas de Juazeiro. O trabalho também é feito pela Defesa Civil municipal. No dia 2, o município registrou 135 milímetros de chuvas, volume suficiente para causar alagamentos em diversas ruas. A água também invadiu casas, causando prejuízos.
REGIÃO DE RIO DE CONTAS
Outra barragem também teve aumento do nível de água. Neste caso, a situação não preocupa, pelo contrário. Como choveu 107 mm nesta quinta na região de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste, a barragem Luiz Vieira passou a ter 60% da capacidade tomada, chegando ao volume útil de 60 milhões de m³.