Para Rui, Bolsonaro cria ‘falso debate’ sobre obrigatoriedade da vacina da Covid-19
BahiaDurante agenda no Bairro da Paz, em Salvador, na nesta terça-feira (27), o governador Rui Costa (PT) comentou as falas do presidente da República, Jair Bolsonaro, em relação a existência ou não de obrigatoriedade em se vacinar contra a Covid-19. Para o gestor baiano, o que tem é a criação de um “falso debate”, pois, no Brasil, “que é obrigatório é o governo federal comprar a vacina e disponibilizar para o povo”.
“Afinal, o governo federal vai ou não comprar as vacinas para oferecer para a população que quiser se vacinar?”, questionou.
“Vacina para ser humano nunca foi obrigatória no país, mas eu não conheço mãe que deixou de vacinar seu filho contra a poliomielite. Esse debate é falso. O governo federal não está querendo comprar a vacina e tenta iludir parte da população, dizendo que estão querendo obrigar a vacinação. O Brasil é um dos países de maior eficiência em erradicação de doenças, através das vacinas. E isso vem de décadas, não estou me referindo a algum governo específico”, ressaltou o governador.
Rui acusou a gestão federal de estar “maquiando” o debate sobre a questão. “No dia em que houver vacina, eu vou me vacinar, porque eu amo viver e não quero correr o risco de morrer. Quem não quiser não é obrigado. Esse não é o debate, mas infelizmente o governo federal está tergiversando e falando uma bobagem atrás da outra”, enfatizou.
Na opinião do governador, esse tipo de abordagem vem causando danos à imagem do país. “As pessoas deixaram de levar o Brasil a sério, virou um caso de comédia no mundo inteiro. Vi isso ser reproduzido em jornais do mundo inteiro como caso de piada. Não consigo entender como chegamos numa situação dessas”.