Elmar diz que disputa com Lira é ‘ambiente contaminado’ pela sucessão de Rodrigo Maia
Bahiapor Lucas Arraz
Candidato ventilado à presidência da Câmara Federal para o próximo biênio, o deputado federal pela Bahia Elmar Nascimento (DEM) admitiu, nesta quarta-feira (14), que disputa com o colega e também pré-candidato Arthur Lira (PP), o comando da Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Elmar concordou que Lira tenta emplacar o comando do colegiado, contra um acordo que colocaria o baiano na função, com olho na disputa pela sucessão de Rodrigo Maia (DEM) na Presidência da Câmara dos Deputados.
“O ambiente está contaminado pela sucessão de Rodrigo Maia (DEM). Esse é um assunto que irá ser tratado após as eleições municipais”, disse em entrevista ao Isso é Bahia de A Tarde FM (103.9) e Bahia Notícias.
Além de Elmar e Lira, a Câmara aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que pode permitir a reeleição de Maia na principal cadeira do parlamento.
“Hoje na Câmara existe três blocos informais. O bloco de partidos que gravitam Rodrigo Maia; o centrão raiz que está na base do governo [Bolsonaro] com Arthur Lira e a oposição. Se dois desses três blocos se juntarem, vão conseguir formatar o caminho para a sucessão”.
Na CMO, o DEM chegou a trabalhar a indicação da deputada Dorinha Seabra (DEM) em reação a Arthur Lira (PP), que tenta emplacar Flávia Arruda (PL) no comando do colegiado, em aceno à bancada feminina.
Por conta do acordo, deputados ligados a Elmar Nascimento acreditam que o grupo de Lira desistirá de levar adiante a queda de braço até o dia da decisão (saiba mais aqui).