Brasil assinará declaração antiaborto com EUA em gesto a eleitores de Trump
BrasilO Brasil será copatrocinador de uma declaração antiabortiva “em defesa da família e da vida” ao lado do governo dos Estados Unidos.
A assinatura está marcada para 22 de outubro, poucos dias antes das eleições nos EUA, quando o atual presidente, Donald Trump, tentará a reeleição.
De acordo com o UOL, o gesto seria uma sinalização do presidente norte-americano a ala mais conservadora e em indicação que a Casa Branca contam com o apoio de outros países para a agenda antiaborto.
A proposta enfatiza que “em nenhum caso o aborto deve ser promovido como método de planejamento familiar ” e que “medidas ou mudanças relacionadas ao aborto dentro do sistema de saúde só podem ser determinadas em nível nacional ou local de acordo com o processo legislativo nacional”.
Patrocinam a declaração ao lado do Brasil alguns dos principais aliados populistas dos americanos, como a Hungria. O grupo ainda conta com governos de países com maioria muçulmana, como Egito e Indonésia. A aliança entre islâmicos e cristãos ultraconservadores já vinha sendo registrado nos últimos meses em diferentes temas relacionados à situação das mulheres, na Organização das Nações Unidas.