Médicos de Pernambuco escolhem pacientes que vão à UTI por sistema de pontos
BrasilCom o colapso na rede de saúde se aproximando por causa da Covid-19, os médicos de Pernambuco foram orientados pelo Conselho Regional de Medicina do estado a estabelecerem um sistema de pontuação para pacientes na hora de decidir quem terá prioridade nos leitos de UTI e ventiladores.
De acordo com o The Intercept Brasil, em linhas gerais pacientes com mais chance de viver vão ter prioridade na escolha.
O sistema consiste em atribuir de um a quatro pontos a partir do quadro clínico dos pacientes e das chances que eles têm de responder bem ao tratamento. Os critérios levados em consideração pelos médicos são: chance de sobrevivência a curto prazo; chance de sobrevivência a longo prazo (quando houver comorbidades); e chance de sobrevivência a longo prazo com qualidade de vida.
“Devemos priorizar quem está [em situação] menos grave, quem tem menos comorbidades e melhor prognóstico, ou seja, quem tem mais chance de viver”, admitiu o infectologista Bruno Ishigami, que trabalha com pacientes com coronavírus no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife.
Até o momento, Pernambuco tem cerca de 6 mil casos registrados de Covid-19 e mais de 500 mortes.