Pelegrino deve ser confirmado na Sedur e PSD mantém vaga ‘extra’ na Câmara
Bahiapor Fernando Duarte / Jade Coelho
O deputado federal Nelson Pelegrino (PT) será o novo nome à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Ele ocupará o cargo que está vago desde a saída de Sérgio Brito (PSD), que retornou à Câmara dos Deputados (leia mais aqui). Informações obtidas pelo Bahia Notícias indicam que a nomeação do petista será feita assim que o governador Rui Costa (PT) retornar de viagem internacional à Europa, no início da próxima semana.
O retorno de Pelegrino ao secretariado estadual já estava em diálogo. Em outubro, o petista admitiu que foi “sondado” pelo governador e pelo senador e presidente do PSD na Bahia Otto Alencar (entenda melhor aqui). A intenção da sigla era manter na Câmara o suplente Paulo Magalhães (PSD), que, com o retorno de Sérgio Brito à Casa, acabou perdendo a cadeira.
Pessoa ligada ao governo afirmou ao BN que “o gabinete de Paulo Magalhães nem chegou a ser desmontado”.
Há alguns dias Sérgio Brito chegou a considerar retornar para a Sedur, caso o governador Rui Costa (PT) concedesse a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para o PSD (veja mais aqui). Ele assumiu a pasta em fevereiro deste ano (saiba aqui) e saiu em outubro. Segundo apurou o Bahia Notícias, Brito não estaria contente com os recursos da Sedur e avaliaria que, com o PSD controlando a Conder, teria mais dinheiro para tocar obras no estado.
Pelegrino já foi secretário de Turismo e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Na ocasião em que confirmou a sondagem e Rui e Otto, Pelegrino chegou a classificar como uma “coisa positiva” virar titular da Sedur. “A depender da conversa, pode ser uma coisa positiva. Posso trabalhar essa questão do metrô, do VLT…”, afirmou.