Base aumenta pressão no PSB por candidato, mas sigla segue sem pressa como Bellintani
Salvadorpor Lucas Arraz
O anúncio da pré-candidatura de Olívia Santana (PCdoB) aumentou a pressão para que o PSB, outra legenda da base do governador Rui Costa (PT), determine quem será o seu pré-candidato à prefeitura de Salvador em 2020.
No entanto, o partido liderado na Bahia por Lídice da Mata (PSB) parece não ter pressa. Além da deputada federal, a sigla pode lançar ao cargo o vereador Silvio Humberto (PSB) e o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, que estaria aguardando o fim do ano futebolístico do clube para decidir seu futuro político.
Para Sílvio Humberto, presidente do PSB Salvador, oficialmente a legenda não deve aguardar uma definição de Bellintani para discutir 2020. “A agremiação é maior do que as pessoas. As pessoas se encaixam nos partidos e não contrário. O PSB tem o seu caminhar próprio e as pessoas que devem se agregar a ele”, disse. O partido, entretanto, não avança nas discussões a passos largos, como fazem outros aliados do governador Rui Costa.
Depois do PP, o PCdoB foi a segunda sigla a indicar um nome. O Podemos ainda deve anunciar Bacelar como candidato na capital no próximo dia 23 de novembro (veja aqui).
“Não temos um calendário definido para lançar um candidato”, declarou o presidente municipal. “Estamos nos articulando, construindo. No sábado (9) teremos uma reunião com Lídice e nesta quarta fazemos uma discussão com o diretório municipal para até possivelmente em dezembro apresentar um candidato”, falou Humberto. O PSB ainda aguarda a realização do congresso nacional da legenda, em 28 de novembro, para saber quais rumos irá tomar.