Governo altera nome do Hospital Espanhol após mudar perfil de unidade; conheça homenagem

Bahia

O governo da Bahia decidiu modificar o nome do antigo Hospital Espanhol, após a mudança do perfil da unidade de saúde. Por meio de um aviso de pauta, a Secretaria de Comunicação informou que agora o espaço vai se chamar Hospital 2 de Julho, em homenagem à data magna da Independência da Bahia, que completou 200 anos no último mês. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) faz uma visita nesta quinta-feira (17), primeira após a desativação da unidade como referência para enfrentamento à Covid-19.

O novo hospital passa obras de manutenção em seus 246 leitos, sendo 70 deles de UTI. Os leitos estão sendo colocados, progressivamente, à disposição dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), acolhendo pacientes com perfil de clínica médica adulto e pediátrica, que correspondem a maior demanda de solicitações feitas à Central Estadual de Regulação. A unidade segue funcionando normalmente.

ADMINISTRAÇÃO

A Fabamed é a organização escolhida para gerir o hospital que será transformado em uma referência clínica médica. O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que estava à frente do hospital desde 2020, não conseguiu ganhar na justiça o processo licitatório que concederia a administração do equipamento de saúde a uma organização social. As duas organizações foram as únicas inscritas no processo de licitação.

Antes, o hospital chegou a ser cotado para ser sede do Hospital do Servidor, porém o assunto perdeu força após a decisão de mudar o perfil da unidade de saúde.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia