Valdemar reforça autonomia do PL baiano para decidir sobre candidatura em Salvador: “Estou fora do ar”
SalvadorO PL na Bahia não deve sofrer interferências nacionais na decisão sobre uma eventual candidatura em Salvador. Presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto revelou que as decisões ficarão à cargo do diretório estadual. Ao Bahia Notícias, Valdemar comentou que está “fora do ar”.
Além disso, o presidente nacional do PL reforçou que as decisões passam pelo presidente estadual, ex-deputado federal João Roma. “Fala com Roma, vão decidir isso aí na Bahia”, escreveu Costa através de um aplicativo de mensagens.
A sinalização de Valdemar também aponta para uma maior autonomia de Roma na condução do PL no estado. O ex-ministro da Cidadania tem contado com o prestígio dentro do “núcleo duro” dos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ficando responsável pela gestão do partido que recebeu as candidaturas do grupo na Bahia. Em 2022, Roma, no primeiro turno, teve 738.311 mil votos, totalizando 9,08% do total.
O ex-parlamentar tem reforçado que a prioridade para Salvador é ter um nome do partido, porém sem descartar uma composição com o grupo do atual prefeito Bruno Reis (União) (veja mais). Ele, inclusive, já recebeu afagos do atual prefeito. “Nossa prioridade é candidatura própria. Não estamos fechados para articulação e diálogo. Não sequer iniciamos esse diálogo com Bruno”, indicou ao BN.
Em recente entrevista ao Bahia Notícias no Ar, da Salvador FM 92,3, com Maurício Leiro e Rebeca Menezes, Roma confirmou que tem conversado com diversos quadros de diferentes partidos e também indicou que não vê problemas em dialogar com o prefeito da capital (relembre aqui).
Agora, diferente de 2020, Bruno deve ter que negociar o apoio com Roma. Antes das últimas eleições municipais, Bruno contou com uma articulação com a executiva nacional do partido e com o aval do ex-deputado Valdemar da Costa Neto, de acordo com apuração do Bahia Notícias. Na época, Valdemar já era cacique da legenda.
PARTIDO SE ORGANIZANDO
A executiva do PL Bahia voltou a se reunir na última segunda-feira (24). Neste segundo semestre, a ordem seria “acelerar a estruturação dos diretórios municipais”. O partido com a maior bancada de deputado federais busca incremento nos votos das eleições baianas do ano que vem.
O objetivo é fortalecer a presença da legenda nas 417 cidades do estado. A filiação de novos quadros é outra meta partidária que vem sendo incrementada. “Queremos revelar novas lideranças políticas interessadas em construir um novo destino para a Bahia com mais liberdade e oportunidades para todos”, afirmou o presidente do PL Bahia, João Roma.